Pesquise no Administrador Br

A Obra de Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família quaker de princípios rígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança.

1. Primeiro Período de Taylor


O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), em 1903 sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, junto aos operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. No seu livro, Taylor diz que:


1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.


2. Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações.


3. Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.


4. Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar as tarefas, a fim de cumprir uma produção normal.


5. Deve haver uma atmosfera de cooperação entre Administração e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado.


2. Segundo Período de Taylor


Corresponde à época da publicação do seu livro Princípios de Administração Científica (1911) quando concluiu que a racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração Geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar sua preocupação quanto às tarefas do operário.


Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males:


1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção para manter seus salários. Para ele, há três causas determinantes da vadiagem no trabalho:
- o engano, que vem de época imemorial e está disseminado entre os trabalhadores, de que um rendimento maior do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários;
- o sistema defeituoso de Administração, comumente em uso, que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses;
- os métodos empíricos ineficientes, utilizados nas empresas, que fazem o operário desperdiçar grande parte do seu esforço e tempo.


2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.


3. Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.


Para sanar esses três males, idealizou um sistema que denominou Scientific Management e que foi difundido sob os nomes de Administração Cientifica, Sistema de Taylor, Gerência Científica, Organização Científica no Trabalho e Organização Racional do Trabalho. Segundo Taylor, o Scientific Management é antes uma evolução e não uma teoria, tendo como ingredientes 75% de análise e 25% de bom senso. A implantação da Administração Científica deve ser gradual para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões.
Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana - já que considera o operário irresponsável, vadio e negligente - Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em um nível mais amplo, reduzir a perda que o país vinha sofrendo com a vadiagem e ineficiência dos operários. O modelo científico inspirador do taylorismo foi a termodinâmica de N. Carnot, da qual Taylor extraiu a idéia da maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficiência de cada operário para provocar a melhoria em toda a empresa.