Pesquise no Administrador Br

Os Primórdios da Administração

A administração constitui da cumulativa contribuição de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram cada qual no seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando as suas obras e teorias.

Referências pré-históricas acerca das grandiosas construções no Egito, Mesopotâmia e Assíria são testemunhas da existência de chefes capazes de planejar e guiar esforços de milhares de trabalhadores em obras gigantescas que existem até hoje. A importância da organização e administração na China e Egito já é indicada em papiros atribuídos à época de 1300 a.C. Na China as parábolas de Confúcio sugerem práticas para a boa administração pública. A Bíblia conta os conselhos de Jetro, sogro de Moisés e sacerdote de Mídia que, notando as dificuldades de seu genro em atender ao povo e julgar as suas lides sugeriu que delegasse autoridade a chefes de 1000, 100, 50, 10 pessoas para que o representasse e passassem a exercer jurisdição, conforme o nível de competência delegada, todas as causas menores eles mesmos resolviam e somente as graves eram trazidas a Moisés.

Mesmo com todo o progresso do conhecimento humano, a ciência da administração só foi surgir depois da revolução industrial no século XX. Para a Teoria Geral da Administração (TGA) surgir foram necessários séculos de preparação e acontecimentos históricos capazes de permitir e viabilizar o seu aparecimento.

Nos dias de hoje os povos desenvolvidos habitam uma sociedade pluralista de organizações maior parte sociais (Industrias, escolas e universidades, hospitais, comércio, etc.) que são administradas por dirigentes para torná-las mais eficientes. No final do século XIX as sociedades eram completamente diferentes, predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, agricultores, etc. Sempre existiu o trabalho, mas a administração só começou a existir à pouco tempo.