Pesquise no Administrador Br

Racionalização do Trabalho

A contribuição de Taylor à Administração foi logo enriquecida com uma torrente de outras contribuições feitas por contemporâneos, cada qual preocupado em divulgar a sua própria versão da nova ciência da administração. Henry Lawrence Gantt (1861-1919), um engenheiro americano que trabalhou com Taylor entre 1887 e 1902 passou a se dedicar a uma nova profissão liberal: a de engenheiro consultor em racionalização do trabalho. Montou o primeiro escritório de racionalização aplicada, desenvolvendo seus trabalhos independentemente dos de Taylor e aplicando os princípios da Administração Científica. Enquanto Taylor dava ênfase à análise e à organização do trabalho em si como solução para os problemas de eficiência e produtividade, Gantt dava maior atenção às pessoas que executam o trabalho. Enquanto um se preocupava com o aspecto tecnológico e metodológico, o outro se voltava para o aspecto psicológico e humano, insistindo na importância do elemento humano na produtividade. Urwick salienta que nos seus últimos anos de vida, Gantt foi apontado como um apóstolo da paz industrial pelo seu apelo para o reconhecimento mais amplo do elemento humano na administração e do fato de que os incentivos financeiros são apenas um dos muitos fatores que influenciam o comportamento do empregado.

As principais contribuições de Gantt para a Administração são:

1. Sistema de salários: Gantt apresentou um sistema de salários denominado plano de tarefa e bonificação (ou Sistema de Salário Gantt) que apresenta a vantagem de um salário mínimo diário acrescido de uma gratificação ou prêmio que depende de uma produção predeterminada a ser atingida pelo operário. Em vez do pagamento diferencial por peça proposto por Taylor, o plano de Gantt garante um salário diário para uma produção inferior à normal, para proteger o operário contra possíveis paralisações da máquina ou outras ocorrências imprevistas, além de uma bonificação adicional pela execução da tarefa normal e um prêmio pela produção acima dessa norma. O plano serve também como instrumento racionalizador no processo de remuneração.

2. Gráfico de Gantt: é um cronograma muito aplicado atualmente na metodologia administrativa como instrumento de planejamento e controle. É uma tabela de dupla entrada que retrata e mede a atividade e o tempo necessário para seu desempenho, permitindo a comparação entre o desempenho real e o desempenho planejado.

3. Política de instrução e treinamento: para Gantt, a administração tem forte responsabilidade pela educação e adestramento dos operários, para que se tornem mais especializados, adquiram melhores hábitos de trabalho, percam menos tempo e se tornem mais idôneos. Gantt estava adiantado no seu tempo e somente muito depois da Primeira Guerra Mundial é que se aceitou a idéia de que o treinamento é uma responsabilidade administrativa.

4. Responsabilidade industrial: para Gantt, a atividade fundamental do sistema empresarial é o serviço. Colocava mais ênfase no serviço do que nos lucros. Sua preocupação era introduzir o conceito de responsabilidade industrial muito considerado na época.

Embora as contribuições de Gantt estejam mais na área de refinamentos do que em conceitos fundamentais, sua obra tornou a Administração Científica muito mais significativa para a época.