Santo Agostinho
Acreditava que o ‘Ser’ é possível conhecer a verdade. E essa verdade são as idéias que estão na cabeça de Deus. Seu princípio fundamental é que as verdades são reveladas apenas por Deus pela fé, teocentrismo, Deus como centro do conhecimento. Utilizava o método da fé, que é a graça de Deus aos que se aproximam dele pela prática do bem (quem pratica o mal se afasta dele).
Para St. Agostinho o sentido é a morada do pecado e afastam da graça de Deus, já os pensamentos é a morada da razão que deve submeter-se (por livre arbítrio) à graça da fé.
São Tomás de Aquino
Assim como St. Agostinho acreditava que se podia chegar à verdade pela fé, que sendo fiel a Deus, ele as revelaria. Mas também cria que Deus revelou suas verdades na natureza.
O princípio fundamental de São Tomás era que para se conhecer é necessário possuir fé e razão, pois essas são faces da uma mesma moeda. Utilizava o método da Dialética Fé/Razão, sendo a fé mais confiável que a razão.
Os sentidos para São Tomás tinham a importante função de ver na natureza as verdades teológicas naturais reveladas por Deus. E o pensamento é o lugar em que a razão e a fé elaboram a síntese dessas verdades reveladas.
Clique aqui para voltar ao índice.