Pesquise no Administrador Br

Comunicação Empresarial

MISSÃO – é a razão de ser do negócio. Indica o início do negócio, a sua identidade, seus valores prioridades e rumos; orienta o presente e o futuro. Define os produtos, serviços, mercados e tecnologias usadas no negócio e o modo pelo qual se pretende levar a empresa avante.Deve ser elaborada com criatividade, clareza e inovação. É o DNA do negócio. Busca resposta para: o que fazer, como fazer, quando, onde, por que, para que e para quem

VISÃO – é o sonho do negócio e tem foco no futuro e no destino. É a imagem que o dono tem a respeito do futuro do negócio. O que pretende alcançar dentro de certo tempo e deve ter direcionamento consistente e coerente. É o eixo comum com o qual os colaboradores e o público deve se relacionar. A visão inspira e energiza o negócio pois está baseada nos valores, na filosofia da empresa, nos padrões e objetivos. A visão pode mudar com os desafios surgidos no desenrolar do negócio.

COESÃO – é responsável pela conexão sequencial lógica dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos dentro do texto. É a superfície do texto, a sua gramática.

COERÊNCIA – é responsável pela formação do sentido, pela forma em que os pensamentos são organizados na mensagem, a forma pela qual são expressos através dos recursos da coesão.
A coerência estabelece um sentido para o texto e permite a interpretabilidade, inteligibilidade e continuidade da situação comunicativa. É a coerência que dá textura à intenção comunicativa.
Os fatores da coerência são de ordem linguística, cognitiva, cultural, interacional e discursiva – são pistas que ativam os conhecimentos armazenados na memória e captam a orientação argumentativa dos enunciados.

ARGUMENTAÇÃO – argumentar é defender uma ideia; é convencer: é persuadir através dos vários recursos da língua, com uso acentuado dos mecanismos da coesão e da coerência O argumento deve ser esclarecedor, envolver e induzir as pessoas à reflexão. Através do argumento são expostos: o parecer, a parte importante da mensagem, as propostas objetivas, as provas consistentes, fazendo valer o ponto de vista apresentado.

MECANISMOS DA ARGUMENTAÇÃO

1.Marcadores de oposição e contraste: mas, porém, etc
2.Causa e consequência: porque, devido, em virtude, etc
3.Finalidade: a fim de, para, com o objetivo de, etc
4.Esclarecimento: vale dizer, ou seja, etc
5.Proporcionalidade: à medida que, à proporção que, quanto mais/menos. Etc
6.Tempo: logo que, quando, antes, assim que, etc
7.Condição: se, caso, a menos que, etc
8.Conclusão: portanto, logo, pois, etc

Esses são apenas alguns dos mecanismos de argumentação, uma vez que, os elementos de coesão e coerência são usados amplamente para garantir a argumentação.