Pesquise no Administrador Br

Pilares Para a Competência Comunicativa

1.Conteúdo
2.Habilidade – saber fazer
3.Linguagem – Comunicação
4.Valores Culturais
5.Administração do Emocional
6.Planejamento – mediar a apropriação do conteúdo
7.Avaliar
8 Ressignificar Conceitos

O signo da modernidade é, por excelência, a comunicação.
O usuário linguístico competente dispõe de recursos cognitivos para usá-los ao resolver situações comunicativas.
O ato comunicativo sugere um relacionamento agradável e harmônico para ser eficaz. Os ambientes externo e interno interferem na comunicação.
A comunicação é um processo que envolve participação, interação e compreensão. O sucesso ou o fracasso do ciclo de comunicação dependem dessas atitudes.
O comunicador deve sempre buscar a palavra adequada, para comunicar e receber a resposta desejada, com conteúdo significativo. Devem ser evitadas as imprecisões e expressões que permitam várias interpretações.
O conteúdo da comunicação gera reações e atitudes.

A comunicação se processa através de um canal, em determinado espaço e tempo.
O texto leva a mensagem ao receptor através de um canal adequado à situação do momento.
Caso não haja ruído na transmissão da mensagem, o receptor dará a sua resposta.
O feedback é a verificação do resultado da comunicação da mensagem para o receptor.

O contexto comunicativo deve ter coerência, clareza, precisão, sentido, credibilidade e aceitabilidade.
O trabalho construtivo da comunicação é sujeito a regras que levam à conversação, a produzir e interpretar expressões de uso na língua.
Nesse trabalho de construção comunicativa é necessário ampliar o repertório lexical com base nas experiência e vivências partilhadas de valores e atitudes.
Para que a compreensão de novas palavras e novas expressões seja assegurada devem-se buscar esclarecimentos e explicações adicionais sobre os novos termos e tentar usá-los para assegurar a compreensão e internalização do mesmo.
O filtro comunicativo deve ser usado para evitar jargões técnicos e populares bem como julgamentos baseados em ideias pré concebidas de certo ou errado no campo de uso de língua.

As relações de poder podem impedir o fluxo normal de informações, uma vez que levam a causar inibição e falta de espontaneidade. O mesmo acontece se houver clima de relações de conflitos influenciados por antipatias ou simpatias entre os falantes.

É indiscutível a importância da contextualização, dos desafios e momentos de encontro com outros usuários linguísticos, momentos que devem ser multiplicados e reorganizados a fim de que a capacidade comunicativa se torne mais produtiva e criativa. Deve-se buscar desenvolver aptidões e hábitos para receber e transmitir informações e resolver problemas adquirindo competência para a cidadania.

Os meios de comunicação de massa, potencializados pela tecnologia, ultrapassam fronteiras, culturas, idiomas, diversidades e desigualdades A comunicação em tempo real permite com que as notícias transitem pelo mundo todo, levando e trazendo informações que podem interferir em decisões importantes e momentâneas.