Pesquise no Administrador Br

Desenho de Cargos e Tarefas

A primeira tentativa de definir racionalmente os cargos e as tarefas dentro da organização aconteceu com a Administração Científica. Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. E como todo pioneiro, é reverenciado por alguns e criticado por outros.
Tarefa é toda e qualquer atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. A tarefa constitui a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para a execução das tarefas.
Com a Administração Científica, a preocupação básica passou a ser a racionalização do trabalho do operário e, conseqüentemente, o desenho dos cargos. A ênfase sobre as tarefas levou os engenheiros americanos a simplificar os cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: Cada operário ficaria restrito a uma tarefa específica que deveria ser executada cíclica e repetitivamente, para aumentar sua eficiência.

A simplificação no desenho dos cargos permite as seguintes vantagens:

a) Seleção e admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores, reduzindo os custos de produção.

b) Minimização dos custos de treinamento.

c) Redução de erros na execução, diminuindo os refugos e rejeições.

d) Facilidade de supervisão, pois cada supervisor pode controlar um número maior de subordinados.

e) Aumento da eficiência do trabalhador, permitindo maior produtividade