Para melhor entender a burocracia, Max Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade.
Segundo Weber, há três tipos de sociedade:
1. Sociedade carismática: na qual se destaca características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nas nações em revolução, nos partidos políticos, etc.
2. Sociedade tradicional: na qual predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval, etc.
3. Sociedade legal, racional ou burocrática: na qual predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos, etc.
Weber identificou três principais fatores que ajudaram no desenvolvimento da burocracia moderna:
1. O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno. Apenas o tipo burocrático de organização pode arcar com a enorme complexidade e tamanho de tais tarefas.
2. O desenvolvimento de uma economia monetária, pois a moeda não apenas facilita, mas racionaliza as transações econômicas. Na Burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática.
3. A superioridade técnica, em termos de eficiência, do modo burocrático de administração valeu como uma força autônoma para aplicar sua prevalência. A razão decisiva da superioridade da organização burocrática sempre foi unicamente sua superioridade técnica sobre qualquer outra forma de organização.
O desenvolvimento tecnológico fez as tarefas administrativas precisarem de aperfeiçoamento para acompanhá-lo. Assim, os sistemas sociais cresceram muito, as grandes empresas passaram a produzir em massa, sufocando as pequenas. Além disso, nas grandes empresas há uma necessidade crescente de cada vez mais se obter um controle e uma maior previsibilidade do seu funcionamento. O modelo concebido com antecipação por Weber foi utilizado pela maioria das grandes organizações modernas como IBM, Ford, Philips, General Motors, etc.