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Tipos de Organização

      Organização Formal

Características:


  • ·       Divisão do trabalho
  • ·       Especialização
  • ·       Hierarquia
  • ·       Autoridade
  • ·       Responsabilidade   

Organização Linear

O que é?
É uma organização simples, e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas são rigidamente estabelecidas.

Características


  • ·       Autoridade linear ou única;
  • ·       Linhas formais de comunicação;
  • ·       Centralização das decisões;
  • ·       Aspecto piramidal.

Vantagens


  • ·       Estrutura simples e de fácil compreensão;
  • ·       Nítida e clara delimitação das responsabilidades dos órgãos envolvidos;
  • ·       Facilidade de implantação;
  • ·       É bastante estável;
  • ·       É o tipo de organização mais indicado para pequenas empresas.

Desvantagens


  • ·       A estabilidade e a constância das relações formais podem levar à rigidez e a inflexibilidade;
  • ·       A autoridade linear baseada no comando único e direto pode tornar-se autocrática;
  • ·       A organização linear enfatiza e exagera a função de chefia e de comando;
  • ·       À medida que a empresa cresce, a organização linear conduz inevitavelmente ao congestionamento das linhas formais de comunicação.

Organização Funcional

O que é?

Nesta forma de organização, cada empregado deve se reportar a todos os seus superiores, e não apenas ao superior de seu órgão ou departamento, diminuindo o despedício de tempo e evitando intermediações desnecessárias.

Características


  • ·       Autoridade Funcional ou Dividida;
  • ·       Linhas Diretas de Comunicação;
  • ·       Descentralização das Decisões;
  • ·       Ênfase na especialização.

Vantagens


  • ·       Proporciona o Máximo de Especialização;
  • ·       Melhor Supervisão Técnica;
  • ·       Comunicação Direta;
  • ·       Separação entre Planejamento e Execução.

Desvantagens


  • ·       Perda de autoridade;
  • ·       Subordinação Múltipla;
  • ·       Concorrência entre especialistas;
  • ·       Tensão e conflitos;
  • ·       Confusão de objetivos.


Organização Linha-Staff

O que é?

Linha-Staff é a junção dos tipos de organização linear e funcional incrementando vantagens diminuindo as desvantagens.

Níveis Hierárquicos


Vantagens


  • ·       Permanência da hierarquia;
  • ·       Integração dos trabalhadores.

Desvantagem


  • ·       Possibilidade de conflitos entre linha e staff.